Blog

British Shorthair

British Shorthair


Os gatos da raça British Shorthair ou Britânicos de Pelo Curto, têm sua origem nos gatos de rua ingleses e também nos gatos domésticos romanos. Durante o século 19, Harrison Weir (autor e escritor) começou selecionar os melhores exemplares para cruzamento, dando início então à maravilhosa raça de gatos, que costumam ter vida longa, em torno de 20 anos!
A cor azul (cinza), mais comum, fez com que a raça também fosse conhecida como Britânico Azul (British Blue). Embora a cor azul seja geralmente mais associada à raça, existe um grande número e variações de cores de pelagem.

Esta raça de gato tem um corpo curto e sólido, com pescoço curto. A cabeça do gato British Shorthair é arredondada, com bom espaço entre as orelhas. Tem a aparência geral arredondada, tanto na cabeça, cara e bochechas. Os olhos também são redondos, grandes, expressivos e bem separados entre si. O nariz é curto e bem definido, sendo que alguns exemplares podem apresentar o focinho mais curto do que outros, o que pode variar de acordo com a linhagem.
Sua pelagem curta, densa e macia com presença de subpelo faz lembrar um ursinho de pelúcia com seu toque de veludo. Apesar de ser densa, a pelagem é curta e de fácil trato.
Distingui-se das demais raças por seu apego ao dono. Outra grande qualidade é sua inteligência, que pode ser vista em sua treinabilidade: é o gato favorito de treinadores de animais e muito usado em filmes.

Aceita bem outros animais da casa. Convive muito bem com crianças. É um gato que está sempre alerta e brinca sem ser agressivo, agitado ou destrutivo.

Tão bonitos e amorosos quanto sua versão de pelagem curta, os British Longhair viveram no anonimato durante inúmeros anos.
Por contas das guerras, os gatos British Shorthair praticamente sumiram da Inglaterra e de toda Europa. Criadores da raça, preocupados, introduziram na criação gatos da raça Persa, por suas características arredondadas, que manteriam assim a característica principalmente de cabeça dos Britânicos e junto com isso veio um gene recessivo para pelagem longa. Os criadores de gatos British Shorthair começaram perceber que eventualmente mesmo cruzando gatos de pelagem curta, nasciam nas ninhadas alguns gatinhos de pelagem longa.
Percebendo a necessidade de não mais se ignorar o fato da existência de Britânicos de pelagem longa, as Federações Felinas iniciaram uma discussão sobre a aceitação de gatos da raça British que tivessem pelos longos. 

Em 2010, aproximadamente, esses gatinhos começaram a serem aceitos para registro de pedigree e para competir em exposições felinas. A aceitação foi tamanha que hoje no mundo todo os British Longhair são ainda mais valorizados e preferidos que seus precursores de pelagem curta.

Sua pelagem longa muito fácil de cuidar, sendo uma excelente opção para quem quer um gato de pelos longos, mas não quer ter muito trabalho em seu cuidado.

Entre em contato